“Foi uma oportunidade incrível não só a nível de enfrentar desafios reais e colocar em prática conhecimentos de análise forense, mas também de conhecer pessoas incríveis de várias partes do mundo, conhecer a cultura local e trocar experiências. Conseguimos o efeito de ter um representante em segundo lugar e outro representante em quarto lugar. O balanço foi muito positivo.”
Assim foi o testemunho dos técnicos Natalício Lopes e Mysleidy D’Oliveira, da Direção de Seguranca e Identidade Digital, que estiveram a representar a NOSi no 7º Desafio de Segurança Digital / Jogos Cibernéticos, que decorreu de 20 a 23 de maio, em Kuala Lumpur, Malásia.
Organizado pelo Governo da Malásia, em colaboração com o Conselho da Europa e a INTERPOL, o evento reuniu 120 participantes de 40 países para enfrentar desafios em investigação digital, OSINT, análise de malware, criptomoedas e resposta a incidentes. O evento de quatro dias também marcou a primeira edição dos Cyber Games, uma plataforma global concebida para melhorar a capacidade internacional, promover o envolvimento e fortalecer as capacidades forenses digitais entre os profissionais de cibersegurança.
A abertura contou com a intervenção do Ministro Digital da Malásia, que destacou o aumento de 78% nos ataques de ransomware no país, reforçando a necessidade de cooperação global em cibersegurança.
A participação da NOSi neste evento é um reconhecimento da expertise e competência dos nossos profissionais, que tiveram a oportunidade de testar e aprimorar suas habilidades no que há de mais inovador no cenário internacional da segurança digital.