NOSi e Huawei assinam Memorando de Entendimento no domínio da Transição Energética

Os custos de energia constituem desafios para a gestão e operacionalização dos Data Centers. O investimento em eficiência energética e, sobretudo, aposta em fontes de energias renováveis como a solar fotovoltaica, torna-se cada vez mais necessário. E aqui, Cabo Verde pode-se tirar proveito da sua posição geográfica, que lhe confere potencial natural para a produção de energia solar para melhor competir no mercado das TICs.

É neste quadro que o NOSi-EPE e a multinacional chinesa Huawei Technologies Co., LTD, assinaram nesta quinta-feira, 19 de agosto, na cidade da Praia, um Memorando de Entendimento, no domínio da Transição Energética.
Com este Memorando de Entendimento, rubricado pelo representante da Huawei Cabo Verde, Steven Chang, e pelo PCA do NOSi, Carlos Tavares Pina, as duas partes pretendem estabelecer um quadro geral do acordo para a transição energética, especificamente soluções solares para os Data Centers de Cabo Verde, visando mitigar progressivamente os investimentos em geração de energia, e contribuir para a redução da conta de energia elétrica em torno de 30% a 40%.

Da parte da Huawei fizeram ainda presença no ato, o Diretor Geral para a região da África Ocidental, Sr. Li Zhe e o presidente para a região Norte de África para áreas negócio “Digital Power”, Sr. Gong Yuqing. E da parte do NOSi, o Administrador Executivo, Lumumba Barbosa.

20-08-2021 15:56
Últimos artigos