Internet Exchange Point (IXP) de Cabo Verde implementado

Stakeholders envolvidos no projeto da criação, implementação e operacionalização do Internet Exchange Point de Cabo Verde (CVIXP) estiveram reunidos na sexta-feira, 16 de dezembro, nas instalações do Data Center, para fazer  ponto de situação e partilhar a importância estratégica do IXP para a concretização da Agenda Digital de Cabo Verde, assim como a relevância do papel de cada uma das instituições envolvidas. 

O encontro que contou com a presença representante da ISOC África e parceiro do projeto, Ghislain Nkeramugaba, do presidente em exercício da CVIXP, Hélio Varela, na qualidade de representante da Unitel T+, e do próprio CEO da Unitel T+, Inoweze Ferreira, do PCA do NOSi, Carlos Tavares Pina, do representante da CV Telecom e representantes de outras entidades privadas e públicas.  

Trata-se de uma iniciativa que trará ganhos enormes para o País. A IXP consiste na criação de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), que permite que o tráfego local de Internet em Cabo Verde permaneça no país, com redução de latências e de custos de Internet para os consumidores. Permite ainda que se crie conteúdos em escala para vender outros países, potenciando os cabos que estão a ser agregados através de Cabo Verde.

Assim, com a interligação através de uma IXP, dos diversos fornecedores dos serviços de acesso à Internet (ISPs) e conteúdos e das principais instituições do país, várias serão as vantagens, entre as quais a melhoria da eficiência e até uma maior segurança no acesso à Internet.  
 

19-12-2022 12:24
Últimos artigos