É um órgão ou uma iniciativa que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, baseando-se no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais.
A NOSi está em processo de ser uma entidade certificadora de Segundo nível, podendo emitir certificados à pessoas e entidades. Terá como principal função definir um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem adotados pelas entidades a fim de estabelecer um sistema de certificação digital baseado em chave pública. Os certificados emitidos pela PKI da NOSi serão utilizados pelos diversos titulares, sistemas, aplicações, mecanismos e protocolos, com o objetivo de garantir os seguintes serviços: Controlo de Acessos; Confidencialidade e Integridade; Autenticação; Não Repúdio.
Estes serviços serão obtidos com recurso a algoritmos de cifra, à utilização de criptografia de chave pública, geridos por equipamentos criptográficos certificados.