Certificados de Covid-19 Cabo Verde reconhecidos e aceites na União Europeia
Por: 
Orlando Tavares

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSi. E.P.E, que prossegue as atribuições do Governo, com a missão de liderar a transformação digital no sector público cabo-verdiano para melhorar a vida dos cidadãos e promover colaborações inovadoras entre as empresas, enquanto responsável tecnológico e operacional pela implementação do “Nha Card – Certificado Digital de Cabo Verde (https://nhacard.gov.cv) em estreita parceria e articulação com os departamentos governamentais envolvidos, recebeu com enorme satisfação e orgulho o comunicado da Comissão Europeia que estabelece a equivalência dos certificados de vacinação, teste e recuperação da COVID-19 emitidos pela Republica de Cabo Verde com União Europeia, publicada no Jornal Oficial da UE do dia 10 de dezembro.

Além de facilitação do exercício do direito de livre circulação na União Europeia, esta equivalência é o reconhecimento da capacidade organizacional e tecnológica do país, na conceção e implementação de soluções tecnológicas robustas e compliance com as melhores práticas internacionais.

Este processo de equivalência e interoperabilidade tecnológica, foi iniciado a 21 de setembro de 2021, com fornecimento de informações procedimentais sobre a emissão de certificados de vacinação, teste e recuperação da COVID-19 no âmbito do sistema designado “Nha Card”. No passado dia 01 de dezembro, após rigorosos testes técnicos, a Comissão de Implementação e Equivalência dos Certificados COVID-19 da União Europeia, reconheceu conformidade do Nha Card, enquanto plataforma segura e interoperável com o regime de confiança estabelecido pelo Regulamento da União Europeia, permitindo a verificação da sua autenticidade, validade e integridade.

“Nha Card” – certificado COVID de Cabo Verde, foi lançada oficialmente a 2 de agosto de 2021, na cidade da Praia, numa cerimónia presidida por SE Sr. Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Tem sido uma plataforma que garante a desmaterialização e disponibilização de forma segura e eficiente dos certificados de vacinação, testes e de recuperação da covid-19 em Cabo Verde.

NOSi, E.P.E, reafirma compromisso com o seu propósito de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos e, neste atual contexto, ajudar o país no processo de reabertura social e económica.

13-12-2021 11:08
Últimos artigos