Tal como os observadores da União africana e da CEDEAO, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral de São Tomé e Príncipe esteve na manhã desta quarta-feira, 05 de Setembro, a visitar as instalações do NOSi e do Data Center para conhecer a plataforma para a divulgação dos resultados provisórios das eleições.

Alberto Pereira disse ter ficado impressionado pela rapidez e transparência com que todo processo de divulgação dos resultados eleitorais decorreu, por isso, “a minha visita ao NOSi é para conhecer o funcionamento desta plataforma que poderá ser bastante útil também para o meu país”. Manifestou interesse em vir, no futuro próximo, contar com a consultoria técnica e a colaboração do NOSI no desenvolvimento de soluções tecnológicas do género para a realidade de São Tomé e Príncipe.   

De recordar que o NOSi tem apoiado, como suporte tecnológico, a CNE e a DGAPE nos sistemas de informação eleitoral, e tem desenvolvido e disponibilizado aplicativos para acompanhar os resultados provisórios das eleições que acontecem no país, nomeadamente o aplicativo móvel Eleicões CV que pode ser baixado gratuitamente no Google play e App store, o website www.eleicoes.cv. Desenvolve e disponibiliza ainda plataformas customizadas para a divulgação dos resultados provisórios nos diferentes Órgãos de Comunicação Social, com realce para a Televisão de Cabo Verde. 

O objetivo essencial é que, no país e na diáspora os Cabo-Verdianos acompanhem os resultados provisórios das Eleições de forma rápida e em diferentes dispositivos.

 

 

 

© Copyright 2016, Núcleo Operacional da Sociedade de informação - E.P.E. Todos os direitos reservados. | design & concepção: NOSi.