A convite do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Economia Digital, o Presidente do Conselho de Administração da NOSi, Carlos Tavares Pina, esteve nesta segunda-feira, 06 de outubro, na cidade da Praia, a debater “Acelerar a Agenda Digital de Cabo Verde – Urgência, Oportunidades e Desafios”, juntamente com outros quatro representantes de destaque dos setores público e privado.
Reafirmou o papel relevante da NOSi no ecossistema nacional que está em constante adaptação, funcionando hoje com um "intelligent broker". Enumerou algumas inicitivas com impacto para o país, como a NOSiAkademia, e infraestruturas e plataformas que tem permitido uma verdadeira interoperabilidade entre o sector publico e privado para a prestação de serviços. Entende que o futuro digital de Cabo Verde passa, necessariamente, pelo reforço de sinergias entre o setor publico, privado, sociedade civil e academias.
O encontro, que foi presidido pelo Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finançcas e da Economia Digital, assinalou o lançamento de um novo pacote de medidas, denominado “Fundo Morabeza”, de suporte ao Ecossistema Tecnológico e a Transformação digital, reunindo Governo, parceiros internacionais, investidores e empreendedores.